sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Desolação com fala do Ministro

 

A Comissão, ao lado de outras entidades da sociedade civil preocupadas com os direitos humanos (como o Instituto Vladimir Herzog), também manifesta desolação em relação à infeliz declaração do Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli contra o modelo de Justiça de Transição conduzido pela Argentina. 

Além de desrespeitar a soberania do país vizinho e a memória das vítimas da terrível Ditadura, o Ministro antecipou, de forma indevida, seu voto em ação tramitando sob sua relatoria no Tribunal sobre a validade da Lei de Anistia. A revista Carta Capital trouxe trechos da nota pública do Instituto Vladimir Herzog, entre os quais destacamos o seguinte: 

“É dever, não apenas da sociedade brasileira, mas sobretudo de suas instituições, enfrentar o legado de graves violações de direitos humanos ocorridas no País entre 1964 e 1985, o que inclui responsabilizar os autores de graves violações de direitos humanos ocorridas no País entre 1964 e 1985, o que inclui responsabilizar os autores de graves violações contra a humanidade. O caminho segue longo. Já passou da hora de esse importante passo ser dado. Cabe ao Judiciário avançar". 


Clique na imagem para acessar a reportagem da Carta Capital.